Quem Somos

O Conselho Latino Americano de Igrejas é uma organização de Igrejas e entidades ecumênicas da América Latina e do Caribe cuja finalidade é promover a unidade entre o povo cristão do continente, preservando as identidades de cada Tradição.

Onde e quando foi fundado o CLAI?

Em setembro de 1978, na cidade mexicana de Oaxtepec, reuniram-se quase uma centena de Igrejas Evangélicas latino-americanas em assembleia convocatória que lançou os princípios básicos para a criação do Conselho. O CLAI foi formalmente constituído pela Assembleia Geral de Igrejas realizada em Huampani (Peru) em novembro de 1982.

Qual o Objetivo do CLAI?

Aprofundar a unidade da Igreja de Jesus Cristo, reconhecendo a riqueza que representa a diversidade de tradições, confissões e expressões da fé cristã; promover nesse sentido a reflexão, o ensino, a proclamação e o serviço cristão. O CLAI fortalece a ação das Igrejas Evangélicas e as ajuda a compreender melhor suas identidades e compromissos na realidade continental.

Objetivos Gerais na Região Brasil

  • Promover a Unidade da Igreja no Brasil através dos Programas e Iniciativas, fortalecendo a cooperação entre as Igrejas e as organizações ecumênicas;
  • Colaborar na construção de uma Igreja inclusiva, em que a reflexão teológica, a ação missionária e a prática pastoral seja de comunhão, acompanhamento, consoladora, sensível ao sofrimento humano e aos gemidos da criação, a partir da perspectiva dos excluídos. Ajudar a reconhecer o pluralismo e a diversidade de todos/as as/os participantes na criação de Deus;
  • Apoiar as Igrejas Evangélicas brasileiras na compreensão e construção de sua identidade e testemunho no contexto em que estão inseridas;
  • Fortalecer a imagem do CLAI no contexto eclesial e eclesiástico brasileiro, como uma organização a serviço da unidade e da identidade evangélica, comprometida com a missão da Igreja em seus aspectos de anúncio do Evangelho, denúncia do Mal e testemunho profético.

 

Como o CLAI atua na promoção da Unidade?

O CLAI não tem autoridade sobre suas Igrejas e Organismos membros para determinar questões de governo, doutrina, prática ou culto. Entretanto, o CLAI é o foro para que essas Igrejas e Organismos falem e se interpelem mutuamente no desejo de serem mais fiéis ao mandato evangélico.

Através dos seguintes Programas e Serviços:

  • Unidade Missão e Ecumenismo;
  • Rede de Liturgia;
  • Pastoral de Juventude ;
  • Pastoral Indígena e de Negritude;
  • Pastoral de Mulheres e Justiça de Gênero;
  • Fé, Economia e Sociedade;

Missão

Fortalecer-se como espaço de encontro, formação, diálogo, cooperação, incidência pública e articulação, em relação a processos, dentro do universo ecumênico, interreligioso e em relação à sociedade civil e aos organismos multilaterais.

Como está organizado o CLAI?

Para a realização de seu ministério a partir dessa variedade de ações e programas, o CLAI tem estrutura ágil e descentralizada: em nível de gerência atua a Secretaria Geral, com sede em Quito-Equador, e a maioria das Coordenações Gerais dos diferentes Programas e Serviços e, em nível executivo, cinco Secretarias Regionais espalhadas pelo continente, responsáveis pela execução dos Programas e Projetos em relação direta com as Igrejas. Através das Secretarias Regionais se viabilizam os serviços e os programas adequando-os às realidades regionais e nacionais.


As cinco Secretarias Regionais são: México e Mesoamérica (Manágua, Nicarágua); Caribe e Grã-Colômbia (Barranquilla, Colômbia); Andina (Santiago, Chile); Rio da Prata (Buenos Aires, Argentina) e Brasil (Londrina).

A Direção do CLAI é exercida pela Junta Diretiva, 17 pessoas eleitas na Assembleia Geral. A Assembleia Geral se realiza a cada seis ou sete anos reunindo delegações de todas as Igrejas e Organismos membros; é a mais alta instância de decisão do CLAI.

O CLAI no Brasil

Face ao tamanho geográfico e a diversidade cultural de seu povo, o Brasil é o único país que constitui por si mesmo uma Região na estrutura organizacional do CLAI.

A Secretaria Regional para o Brasil está localizada na cidade de São Paulo, Estado de São Paulo.

O Secretário Regional coordena uma equipe de  pessoas aprovadas pelas respectivas Igrejas que atuam voluntariamente em diferentes níveis, seja na coordenação regional dos diferentes programas, seja na administração e na definição de políticas de atuação. Essa equipe de trabalho está organizada em uma entidade nacional denominada CLAI-Brasil, que dá personalidade jurídica para a ação do CLAI em nosso país.

Além de promover a Unidade Ecumênica no Brasil por meio de programas e iniciativas, fortalecendo a cooperação entre as Igrejas e as organizações ecumênicas, o CLAI-Brasil tem como objetivo colaborar na construção de uma Igreja inclusiva, em que a reflexão teológica, a ação missionária e a prática pastoral sejam de comunhão, acompanhamento, consolação, de sensibilidade ao sofrimento humano e aos gemidos da criação, a partir da perspectiva dos excluídos. Ajudar a reconhecer o pluralismo e a diversidade de tod@s @s participantes na criação de Deus é uma de suas precípuas finalidades.

Como entidade nacional, é necessário registrar que o CLAI-Brasil (e seus membros individualmente) teve um papel importante na luta contra a ditadura e pelos direitos humanos e que hoje esse papel permanece na luta pela superação das desigualdades e das diversas formas de intolerância. Também é importante registrar que o CLAI-Brasil integra, como várias outras entidades, por exemplo, O Fórum ACT Brasil, a Mobilização Social pela Educação, o GT de Transparência na Política. Integramos também o CONJUVE, integra o GT para um novo marco regulatório para as Organizações da Sociedade Civil junto à Secretaria Geral da Presidência da República. É membro signatário da Plataforma pela Reforma do Sistema Político e do Coletivo Inter-Religioso para o Marco Regulatório da Relação Estado e Sociedade Civil.

Importante dizer também que o CLAI-Brasil participou ativamente na articulação para a instalação da Comissão da Verdade, cujo dossiê (Brasil Nunca Mais) foi entregue por representantes que participam de nossos quadros de lideranças ecumênicas.

Enfim, somos uma entidade evangélico/protestante e ecumênica, de forte tradição e voltada para o diálogo inter-religioso frente à pluralidade de confessionalidades, crenças e posições, o que por vezes não ocorre em alguns setores evangélicos, bem como na promoção, garantia e defesa de direitos.

 

Compartilhe

 

Conselho Latino Americano de Igrejas - Região Brasil
Rua Amaral Gurgel, 452 - Sobreloja Vila Buarque Cep: 01221-000 São Paulo - SP
E-mail: claibrasil@claibrasil.org.br