Visita do Arcebispo de Cantuária ao Brasil

Com informações do site da IEAB - 05/09/2014

Na ocasião estiveram presentes lideranças ecumênicas e religiosas em uma audiência com Sua Graça Justin Elby.

Nas palavras do bispo primaz da Igreja Anglicana do Brasil, Dom Francisco de Assis, o compromisso com a unidade da Igreja foi uma caracter'sistica notada. Além disso ele destacou: "É muito forte sua convicção sobre o ministério da reconciliação. Segundo ele, a Igreja precisa viver este ministério não somente para fora, mas também para dentro. Em uma Comunhão Anglicana marcada por tanta diversidade, o mais importante, segundo ele, é o compromisso com a verdade do Evangelho. Não uma verdade de teses, de discursos, mas uma verdade partilhada com amor, em espaços seguros e com humildade."o compromisso com a unidade da Igreja. É muito forte sua convicção sobre o ministério da reconciliação. Segundo ele, a Igreja precisa viver este ministério não somente para fora, mas também para dentro. Em uma Comunhão Anglicana marcada por tanta diversidade, o mais importante, segundo ele, é o compromisso com a verdade do Evangelho. Não uma verdade de teses, de discursos, mas uma verdade partilhada com amor, em espaços seguros e com humildade."

Dom Francisco também destacou "o seu compromisso com o diálogo com outras Igrejas e outras religiões. Um diálogo que leve à defesa da justiça e da paz entre os povos. Em sua conversa com os representantes ecumênicos, enfatizou a necessidade de transpor muros. Sua abordagem da sociedade atual é profundamente crítica quando vivemos num mundo de desigualdades econômicas e sociais. Ele tem se manifestado sobre isso em diversos momentos.
Seu compromisso com o fortalecimento dos instrumentos de unidade da Comunhão vai sempre na direção de aperfeiçoar o sentimento de colegialidade. Estas visitas aos Primazes vai exatamente nesta direção: ouvir e coletar impressões. Há muita humildade no reconhecimento de que precisa conhecer melhor a diversidade da comunhão, enraizada em diversas culturas. Este fortalecimento também passa, segundo ele, pela inclusão linguistica, permitindo que documentos oficiais da Comunhão Anglicana sejam traduzidos para outras línguas."
 

Estiveram representando o CLAI, revda. Magda Guedes que foi uma das celebrantes e o presb. Darli Alves, secretário regional para o Brasil, que teve a oportunidade de saudar o arcebsipo de Cantuária.




« Voltar

Compartilhe

 

Conselho Latino Americano de Igrejas - Região Brasil
Rua Amaral Gurgel, 452 - Sobreloja Vila Buarque Cep: 01221-000 São Paulo - SP
E-mail: claibrasil@claibrasil.org.br